Liliane Pereira

Dengue

Unirei aos coros jornalísticos, campanhas publicitárias, campanhas de conscientização dos órgãos governamentais e sociedade civil para falar, também e inclusive, da necessidade de cuidar para minimizar a proliferação do mosquito da dengue.


 

Rio Grande do Sul
Por um bom tempo, o Estado do Rio Grande do Sul não tinha em sua pauta o tema da dengue como sua primeira preocupação e suas forças não eram voltadas para essa realidade. Isso se justifica pelo comportamento climático do Estado, com estações bem definidas e a larva do mosquito hiberna no período do inverno.


Entretanto
Assim que as altas temperaturas retornam, a larva eclodi e o mosquito se manifesta. Isso significa que é preciso cuidar cotidianamente de águas paradas, limpezas de caixas d’água e descartar corretamente resíduos que acumulam água como garrafas, latas, pneus, e tantos outros objetos “inofensivos”.



+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Falando nisso
O mosquito da dengue não trabalha com demarcação de terras, então é importante que a gente pratique a correção fraterna, a orientação de conduta solidária e a corresponsabilidade social. Você precisa fazer sua parte, e precisa igualmente orientar para que os outros também o façam. É bom se lembrar da máxima “tudo está interligado como se fôssemos um” (Fratelli Tutti).


Antes de... 
Dizerem que o parágrafo anterior é um olhar só pelo prisma da religião, recordo que você tem razão, mas também desejo inquietar os leitores a rever nossos comportamentos diante da vida e do trabalho, nas relações sociais e familiares. O que a gente pode fazer para melhorar o lugar em que habitamos? “Isso não é problema meu”, parece ser uma frase muito usual nos nossos dias...


Por fim...
Voltando a falar da dengue, vamos buscar aderir ao que está sendo proposto, acolha os agentes de saúde e endemias que visitam nossas casas para nos ajudar na prevenção, atentemo-nos ao que pode ser feito tanto para o bem pessoal quanto para o bem social. Mas, acima de tudo, pense que a sua cidade é extensão de sua casa e é preciso cuidar bem dela.


Amizade social

A Campanha da Fraternidade (CF 2024) lançada pela igreja católica no Brasil este ano trata do tema da Amizade Social, propondo que a sociedade, católicos ou não, façam um caminho de reconhecer as inimizades que nos rodeiam, iluminar suas vidas, a partir de um processo de conversão constante e buscar luzes na sua própria vida, aqui é importante cuidar uns dos outros, com amorosidade e esperança.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Liliane Pereira

POR

Liliane Pereira

25 anos de dedicação Anterior

25 anos de dedicação

Visibilidade Trans Próximo

Visibilidade Trans